terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Tenchi: The Samurai Astronomer [2012]

 



Título Original: Tenchi meisatsu
GêneroDrama
Direção: Yojiro Takita
Lançamento: 2012
Duração: 141 Min
País: Japão
IdiomaJaponês
LegendaPortuguês-BR
TraduçãoShinji
 
Sinopse: 
Baseado na vida de Yasui Santetsu (1639-1715), o filme mostra a vida de Yasui Santetsu, um Mestre de Go e Matemático do Século 17 que voltou sua atenção para  a astronomia e criou um novo calendário para o Japão. Considerado o primeiro astrônomo oficial japonês.



..:: ELENCO ::..
Junichi Okada ... Santetsu Yasui
Aoi Miyazaki ... En Murase
Kiichi Nakai ... Mitsukuni Mito
Koshiro MAtsumoto ... Masayuki Hoshina
Ryuta Sato ... Gieki Murase
Kamejiro Ichikawa ... Takakazu Seki
Takashi Sasano ... Dennai Tatsube
Ittoku Kishibe ... Shigetaka Ito
Dai Watanabe ... Orimasu Ondo
Akira Shirai ... Onsai Yamasaki
Yu Yokoyama ... Dosaku Honinbo





MAIOR - SENHA: TENSAMU12MA
MENOR - SENHA: TENSAMU12ME
   
..:: COMENTÁRIOS ::..
Trazendo mais um pedido de Fevereiro, dessa vez um que vai agradar muito aos fãs de Astronomia, Matemática e os curiosos de "Go", que é um jogo de estratégia que apesar de ter sido originado na China, é muito popular no Japão. E o filme basicamente fala sobre sobre o primeiro astrônomo do Japão, Yasui Santetsu do período Edo (1603-1868), e os seus esforços em reformar/criar um calendário preciso que previsse eclipses, estações do ano e outro eventos importantes, pois naquela época o Japão usava três calendários diferentes originados da China (se eu não estiver enganado) onde nenhum deles era preciso. Mas enfim, basicamente o filme fala sobre um assunto extremamente obscuro pra gente e talvez até para os próprios Japoneses, que é justamente a reforma do calendário Japonês, mas que mesmo assim é extremamente interessante e vale a pena conferir até pra conhecer um pouco da história e outras coisas relacionadas a cultura japonesa.

O título pode até ser um tanto enganador por pensarmos que esse é um filme de Samurai, mas é um filme muito gostoso de se assistir por ter bastante aventura, já que o protagonista viaja pelo Japão, e por mostrar de forma rápida, partidas de Go já que ele era um jogador de Go, e claro, como que eles se viravam na época para fazer cálculos, os equipamentos e tudo mais. É um filme muito bem humorado também e com um bom elenco, já que temos rostos bem conhecidos como o da Aoi Miyazaki que já apareceu bastante no blog, o Kiichi Nakai que apareceu no filme de Samurai "When the Last Sword is Drawn" já postado no blog, e muitos outros atores como o Takashi Sasano e o Ittoku Kishibe que são os mais velhos e estão sempre marcando presença em muitos filmes japoneses
. O que esses dois fizeram de filme, não ta escrito. E claro temos o protagonista do filme, Junichi Okada, que nos anos 90 e começo dos ano 2000 fez parte de uma boy band muito famosa do Japão chamada V6, além do grupo J-FRIENDS.

Uma curiosidade legal que vale a pena mencionar também é que os dois atores que formam um casal no filme, a Aoi Miyazaki e o Junichi Okada se casaram cinco anos após o filme em 2017, e estão casados até hoje. E por coincidência, o diretor do filme é do mesmo filme Samurai mencionado acima, o "When the Last Sword is Drawn".

..:: NOTA ::..
Legenda inclusa dentro do arquivo, caso não apareça 
selecione no seu player de vídeo nas opções de legenda.

Em caso de duvidas, acesse nosso tutorial:

4 comentários:

  1. Olá Shinji-san, tudo bem? Passando para agradecer novamente pelo filme! Mais uma curiosidade... O diretor (Yojiro Takita) é o mesmo do excelente Okuribito (A Partida) que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Akira, valeu brother, obrigado mais uma vez. Isso, é do mesmo diretor do "A Partida" que tive a sorte de conseguir o DVD Brasileiro, mas que confesso ainda não ter assistido. To devendo essa, mas gosto muito da Ryoko Hirosue que ta no filme.

      Valeu Akira, um abraço.

      Excluir
    2. Adoro os filmes da Ryoko Hirosue também. Assiste a partida sim, recomendo demais, não vai se arrepender.

      Excluir