INDICAÇÕES DE FILMES PARA O NATAL

Como Natal já é na semana que vem, se alguém quiser indicar algum filme de natal pelo chat, comentários ou até pela página de pedidos fica a vontade. Ano passado traduzi e trouxe o Until the Lights Come Back e também o Silent Tokyo, além do Love & Peace que foi enviado por um amigo.



terça-feira, 31 de agosto de 2021

Knife in the Clear Water [2018]




Título Original: Qingshui li de daozi
Gênero: Drama
Direção: Xuebo Wang
Lançamento: 2018
Duração: 92 Min
País: China
Idioma: Mandarim
LegendaPortuguês-BR
Tradução: willy_br (Art Subs)

Sinopse: 
Ma Zishan é um fazendeiro muçulmano idoso, parte da minoria Hui. Ele e sua família sobrevivem cultivando em uma árida paisagem lunar na província de Ningxia, no noroeste da China. Quarenta dias após a morte de sua esposa, Ma deve realizar um serviço fúnebre e convidar seus vizinhos da aldeia para um banquete. Ele e seu filho adulto tomam a difícil decisão de sacrificar sua vaca envelhecida pelo serviço, mas sua afeição pelo animal lhe dá uma pausa. Então um dia, o touro para de comer e beber como se estivesse antecipando seu abate. O Velho Ma cuida ternamente do animal, lavando-o e tentando alimentá-lo; talvez ele veja algo de si mesmo na velha besta leal. Ambos estão se aproximando do fim de suas vidas naturais, assim como o modo de vida difícil que caracteriza sua aldeia.


..:: ELENCO ::..
Shengcang Yang ... Ma Zishan
Shengcang Yang ... Filho de Ma Zishan
Chenghua Li ... Esposa de Sejal
Chengyou Li ... Imam
Zhilin Ma ... Velho Wang
Ying Mi
Jie Want
Dong Yang
Fan Yang
Xue Yang







MAIOR
MENOR
   
..:: COMENTÁRIOS ::..
Esse é um filme totalmente desconhecido pela maioria, até mesmo pelos estrangeiros acredito eu, já que não há sequer uma review dele no próprio site do IMDB.
É mais um filme bem tocante e simples, que mostra a beleza na simplicidade das coisas e também o ciclo da vida, todos envelhecemos um dia e conhecemos a morte daqueles que nos rodeiam.

Mostra uma pequena aldeia da província da china e seu povo, seu modo de viver que é bem difícil com o trabalho agrícola, onde dependem até mesmo da agua da chuva para poderem abastecer seu pequeno vilarejo e seus animais que estão envelhecendo e que não poderão trabalhar, assim como seus donos.

É uma meditação sobre a vida e a morte, ambientada entre a minoria muçulmana da china, uma paisagem de rostos envelhecidos com o ritmo lento da vida dos seus personagens.

Sem dúvida uma das partes mais bonitas do filme são as paisagens naturais, e também aqueles momentos em que os personagens estão olhando para o vazio, perdido em seus pensamentos, como em um dos momentos em que o velhinho olha para o seu companheiro touro também envelhecido.

Uma das curiosidades do filme é que ele foi baseado em um romance que o diretor leu em 2007 na faculdade, e até fez uma versão de 23 minutos dele, no mesmo ano, além de que ele foi filmado na proporção de 4:3 assim como o The Assassin [2015], também muito rico visualmente e com uma narrativa diferente. Outra curiosidade é que tanto o ator mais velho quanto o mais novo que faz papel do seu filho, tem o mesmo nome.

Então se você for paciente o bastante para viajar através do filme, terá uma experiência cinematográfica rica e tocante. O filme não é nada mais que um retrato do homem e sua humanidade, um personagem lutando com a morte de sua esposa e a do seu melhor amigo animal. Me fez até pensar em meus falecidos avós que tiveram uma vida simples mas feliz ao lado dos seus muitos filhos e filhas.

..:: NOTA ::..
Legenda inclusa dentro do arquivo, caso não apareça
selecione no seu player de vídeo nas opções de legenda.

Em caso de duvidas, acesse nosso tutorial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário