Título Original: Autoreiji
Gênero: Crime
Direção: Takeshi Kitano
Lançamento: 2010
Duração: 109 Min
País: Japão
Idioma: Japonês
Legenda: Português-BR
Tradução: Mauricio Corrêa/GuiZahn
Sinopse:
Diferentes clãs da Yakuza lutam para tomar o controle de Tóquio. As represálias pela continuidade das alianças desencadeiam uma série de assassinatos que ninguém, além deles mesmos podem evitar.
..:: ELENCO ::..
Takeshi Kitano ... Otomo
Kippei Shina ... Mizuno
Ryo Kase ... Ishihara
Fumiyo Kohinata ... Kataoka
Renji Ishibashi ... Murase
Hideo Nakano ... Kimura
Tadashi Tsukamoto ... Iizuka
Jun Kunimura ... Ikemoto
Tetta Sugimoto ... Ozawa
Soichiro Kitamura ... Kannai
Tomozaku Miura ... Kato
..:: COMENTÁRIOS ::..
Esse é o retorno do Takeshi Kitano nos filmes Gangster/Yakuza depois de 10 anos, desde o filme Brother (2000) que inclusive foi filmado nos Estados Unidos, além também de ser a primeira parte da trilogia Outrage, com roteiro e direção do próprio Takeshi Kitano, que também aparece atuando.
Planejava inicialmente assistir o filme no natal do ano passado, em 2020, mas acabou que só fui assistir há poucos dias, apesar de já ter assistido umas 3 ou 4 vezes antes, e talvez por não ter tanta experiência na época ou simplesmente não ter prestado atenção, acabava que era um filme meio difícil pra mim assistir, pelo fato do filme ter muitos personagens e acontecerem muitas coisas ao mesmo tempo, mas hoje já consigo entender e também o do por que ele estar sempre em diversas listas de melhores filmes da Yakuza.
O filme é basicamente um jogo ambicioso pelo poder de varias famílias/clã Yakuza para chegar ao topo, subir de cargo, e nessa entra o Takeshi Kitano, chefe de uma família menor que trabalha para outra maior, e que no final acaba fazendo o trabalho sujo. E por se tratar de um filme que se passa em tempos modernos e tudo mais, acontece até alguma zombaria em relação da questão moral, de respeito aos códigos antigos da Yakuza e tudo mais, como cortar o mindinho por exemplo, que nos tempos mais modernos não representa praticamente nada, diferente de antigamente que representava Honra. É algo meio do tipo Samurai. Outra coisa bem legal também que Takeshi Kitano faz nesse filme é a desconstrução encima de toda aquela lealdade toda que vemos em muitos filmes.
E isso o Takeshi Kitano sabe fazer muito bem, pois apesar dele ter sido um comediante no começo de carreira, quando falamos ou vemos a figura dele, o que já vem em mente é a de um coroa durão, e não aquele comediante que ele era. Por isso foi muito bom ele ter voltado com esse tipo de filme depois de muito tempo, pois nesses 10 anos ele deu uma aventurada por diversos gêneros, fazendo até mesmo uma versão do famoso espadachim cego Zatoichi, onde além de dirigir, também atuou como Zatoichi.
No filme além de termos o Takeshi Kitano que já havia passado pelo blog com o filme While the Women Are Sleeping [2016] e Gonin [1995] que também é sobre Yakuza, também temos o ator Jun Kunimura, que aparece em muitos filmes Japoneses, o Tomokazu Miura, marido da famosa cantora dos anos 70 Momoe Yamaguchi, e que no blog talvez seja mais conhecido pela sua participação na série Cold Case, também o Kippei Shiina que já trabalhou ao lado do Takeshi Kitano no filme Gonin e Sakuran [2006] e muitos outros atores, que pra quem está familiarizado com filmes Japoneses, vai reconhecer quase todos.
..:: NOTA ::..
Legenda inclusa dentro do arquivo, caso não apareça
selecione no seu player de vídeo nas opções de legenda.
Em caso de duvidas, acesse nosso tutorial:
Um dos primeiros trabalhos do Takeshi Kitano como ator que vi foi Brother. Lembro de alugar na locadora porque não tinha mais nenhum filme asiático que não tinha visto.
ResponderExcluirConfesso que achei meio chato, talvez porque fui esperando algo alá John Woo. Mas a Yakuza sempre me atraiu. Não sabia que Outrage era uma trilogia.
Vou conferir os dois primeiros e ficar no aguardo do terceiro. Mais uma vez, muito obrigado por postar mais essa belezinha. Valeu Shinji!
Salve Blackkwolfs.
ExcluirOs velhos tempos de locadora que não voltam mais 😭
O Brother na época gostei por ter também o "Omar Epps" que participou da série House, que eu assistia muito quando era mais novo pela TV. Além do Takeshi é claro. Tinha também ali o Ryo Ishibashi, Ren Osugi que hoje já é falecido. A galera tava tudo nova ainda.
Valeu Blackwolfs.
Esse filme juntou a maioria dos atores japoneses que eu conheço para participar...kkkkkk
ResponderExcluirOlá Nsampaio.
ExcluirRealmente esse tem ator pra caramba kkkkkkk
Por isso no começo eu acabava ficando um pouco confuso, de tanto personagem que o filme tem.
Mas hoje em dia que a gente conhece mais, já fica bem melhor.
Obrigado por comentar.
Muito obrigado por postar! Do Takeshi Kitano eu só assisti Ichimei, Violent Cop e o remake do Zatoichi, preciso explorar mais a filmografia dele!
ResponderExcluirE na boa, seja Yakuza, tríade ou máfia italiana, filmes de gangsters são os melhores e para sempre serão!
Olá N..., legal ver você por aqui de novo. Por nada, o Violent Cop tenho muita vontade de assistir, um dia ainda espero poder trazer para o blog também. Mas Outrage é muito bom mesmo.
ExcluirRecentemente trouxe o primeiro da série de filmes Yakuza Papers (Battles Without Honor and Humanity) que é muito boa também, acredito até que o Takeshi Kitano se inspirou nessa série pra fazer a dele.
Obrigado.
Nossa, juntou uma galera de Hero(2014) e Gokuaku Ganbo. Muito legal ver eles juntos hehe
ResponderExcluirFalando em dorama, foi uma tremenda tristeza quando a Crunchyroll removeu todos eles, tanta série em boa qualidade e com legendas que agora são quase impossíveis de achar.
ExcluirSempre quis assistir essa trilogia. Mas nunca tinha encontrado algum lugar com legenda. Muito obrigado mesmo por disponibilizar. Excelente projeto. Continue ele Gambate!
ResponderExcluirFala Zero, obrigado por comentar. A trilogia é muito boa, praticamente todo ano eu revejo ela por que gosto muito não só do Takeshi Kitano mas de boa parte da coroada do elenco.
ExcluirValeu Zero.