Só passando para lembrar mais uma vez de se registrarem no fórum. Quando acontece alguma coisa aqui com o blog, lá é o refugio. Além de que alguns filmes que não estão aqui, foram postados lá:


sábado, 1 de outubro de 2022

The Boxer from Shantung [1972]




Título Original: Ma Yong Zhen
Gênero: Drama/Artes Marciais
Direção: Chang Cheh, Pao Hsueh-li
Lançamento: 1972
Duração: 120 Min
País: Hong Kong
IdiomaMandarim
LegendaPortuguês-BR

Sinopse: 
Deixando a pobreza de sua vida em Shantung para buscar fortuna em Xangai, Ma Yong Zhen é arrastado para um mundo de corrupção, guerra de gangues e mal... onde sua única proteção é sua famosa técnica de luta.


..:: ELENCO ::..
Chen Kuan-tai ... Ma Yongzhen
Ching Li ... Jin Lingzi
David Chiang ... Chefe Tan Si
Cheng Kang-yeh ... Xiao Jiangbei
Chiang Nan ... Chefe Yang
Fung Ngai ... Fang Ah-gen
Ku Feng ... Chang Chin-fa
Tin Ching ... Li Caishun
Wong Ching ... Lu Pu
Mario Milano ... Russo Musculoso
Chan Ho .. Tio da Jin Lingzi
Lee Man-tai ... Dono da Pousada
Liu Wai ... Vendedor
Shum Lo ... Dono da casa de chá





MAIOR - SENHA: TFBS72MA
MENOR - SENHA: TFBS72ME
   
..:: COMENTÁRIOS ::..
Essa é a última postagem de Setembro de 2022 e também o 101º pedido atendido nesse ano, que foi uma marca atingida pela primeira vez em 2022 desde a criação do blog em 2018.

Esse então é o primeiro filme protagonizado pelo ator Chen Kuan Tai aqui no blog, que já havia aparecido em outro filme do mesmo ano chamado Bloody Fists, porém como um coadjuvante e vilão, portanto esse foi muito importante e definidor de carreira para ele que teve seu potencial descoberto no próprio Bloody Fists, mas isso muito provavelmente durante as filmagens pois esse filme foi lançado antes do outro mencionado. E para quem não está familiarizado com ele, ele foi uma das estrelas dos estúdios da Shaw Brothers que foi a maior produtora de filmes de Hong Kong do século 20, produzindo mais de 1000 filmes em seus 63 anos de existência. E de acordo com o Wikipédia, foi o campeão mundial de Kung Fu em 1969

O filme então é uma espécie de Scarface do Kung Fu, onde temos um jovem pobre do interior que vai à cidade grande em busca de uma vida melhor, e lá acaba ficando conhecido aos poucos devido as suas habilidades até se envolver com gangues locais. E esse filme tem uma uma semelhança com o Big Boss (O Dragão Chinês) de 1971 do Bruce Lee, pois o ator Chen Kuan Tai falava apenas cantonês, enquanto a produção desse filme era em Mandarim, e ao contrário do Bruce Lee que foi dublado,  pois só falava em Cantonês também, o Chen Kuan Tai aprendeu a dizer suas falas em mandarim mesmo não sabendo o que estava falando.

De acordo com ele, a maioria dos filmes da Shaw Brothers levava cerca de dois meses para serem feitos, mas devido ao cronograma apertado, esse teve que ser filmado em um mês, e nessa agenda apertada o diretor Chen Chang que era muito famoso dentro da produtora só conseguiu dirigir durante as filmagens noturnas, enquanto o diretor Pao Hsueh-Li que não foi creditado, dirigia as filmagens diurnas. Um outro fato interessante é que a famosa luta final onde o protagonista enfrenta a gangue de machados levou 10 dias para ser concluída e a luta com o desafiante europeu, levou cerca de cinco dias. Mas claro que a gente tem que lembrar que esse é um filme de 1972, e mesmo que não tenha uma coreografia das melhores, ainda era complicado naquela época.

Em 1997 o filme teve um Remake chamado Hero que foi estrelado pelo Takeshi Kaneshiro, porém diferente desse, é um filme de ação que inclusive é um filme que eu tenho aqui mas que ainda não assisti. E um detalhe é que esse personagem interpretado pelo Chen Kuan Tai aqui, chamado Ma Yongzhen, não é exclusivamente um personagem desse filme e sim uma espécie de personagem do folclore chinês que de acordo com alguns registros, nasceu entre 1851 e faleceu em 1879 se tornando um Mestre famoso de Artes Marciais de Xangai, visto como um herói que teve a vida curta. Ele é uma especie de Wong Fei Hung ou Huo Yuanjia, inclusive existe uma série baseada na vida dele chamada "Master Ma" de 1998.

O filme também foi lançado em DVD no Brasil pela China Vídeo com o título de "O Assassino de Shantung", que foi de onde tirei as legendas e fiz a sincronia.

..:: NOTA ::..
Legenda inclusa dentro do arquivo, caso não apareça 
selecione no seu player de vídeo nas opções de legenda.

Em caso de duvidas, acesse nosso tutorial:

5 comentários:

  1. Um dos meus filmes de kung fui favoritos da vida! Já havia conferido a versão dublada desse filme mas vou baixar e assistir no áudio original, muito obrigado Shinji!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Leo, valeu por comentar.
      Já vi muita coisa do Chen Kuan Tai na fase que ele adotou o bigodinho e gostava principalmente daquele Challenge of the Masters de 76 com o Gordon Liu, ai tava faltando ver esse aqui que é o mais famosão dele, mas é muito bom mesmo.

      Excluir
  2. Chang Cheh, Shaw Brothers... mesmo quando é ruim é bom! Esse ainda não vi, mas tava na minha lista faz tempo já. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. Hey!
    Desculpa pela demora!
    Muito obrigado por postar esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa por nada bubuman, eu que agradeço por tirar um tempinho para comentar.

      Excluir