Gênero: Drama / Fantasia / Guerra
Direção: Shin Sang-ok
Lançamento: 1985
Duração: 95 Min
País: Coreia do Norte
Idioma: Coreano
Legenda: Português-BR
Tradução: Art Subs (willy_br)
Sinopse:
Na Coreia feudal, um cruel governador recolhe todas as ferramentas dos camponeses para fundir o metal em novas armas. Um velho ferreiro se recusa, é preso e à beira da morte, tem forças para fundir uma última peça, o Pulgasari.
..:: ELENCO ::..
Son Hui Chang ... Ami
Ham Gi Sop ... Inde
Jong-uk Ri ... Ana
Gwon Ri ... Takse (Pai de Ami)
Gyong-ae Yu ... (Mãe de Inde)
Hye-chol Ro ... Irmão de Inde
Riyonun Ri ... General Fuan
Yong-hok Pak ... Rei
Pong-ilk Pak ... Governador
Kenpachiro Satsuma ... Pulgasari (Ator)
"Little Man" Machan ... Pulgasari Bebê
Sang-hun Tae
MAIOR - SENHA: PULG85MA
MENOR - SENHA: PULG85ME
..:: COMENTÁRIOS ::..
Esse filme como vi alguém na internet comentando, é o famoso "Godzila Comunista", mas brincadeiras a parte, esse é um filme muito bom exatamente da Coreia do Norte que acaba sendo uma versão norte coreana do Godzilla apesar de ter sido baseado em uma criatura da mitologia coreana chamada Pulgasari/Bulgasari que teve até o momento duas representações, uma Sul Coreana em 1962 e a outra Norte Coreana de 1985 que por sinal tem uma história curiosa e interessante por trás do filme pois de acordo com informações na internet o diretor do filme foi sequestrado por agentes da Coreia do Norte a mando de Kim Jong-il (avô de Kim Jong Un que escreveu o filme The Flower Girl de 1972) quando o cineasta estava em uma viagem em Hong Kong. Ouvi dizerem também que o filme foi usado como ferramenta politica mas ai já não é algo que eu me aventuro a comentar ou tenho interesse.
Sendo honesto nunca fui muito fã de filmes de Monstros Gigantes como o próprio Godzilla, King Kong e coisas do tipo, o único contato que tive até o momento foi através de Tokusatsus como o Ultraman que também não sou grande fã apesar de gostar, mas sem dúvida é um filme muito bonito por não focar no monstro em si, mas sim no povo que é oprimido por um governo tirano, e aí então acaba fazendo uso da criatura mitológica para derrotá-los. Diria ser um filme até bem triste e também é muito interessante não só pela maneira como o Pulgasari é feito, mas pelo que ele representa no filme como uma espécie de arma que é usado para um proposito em uma guerra, mas que no final existem consequências com relação a sua existência. Se for dar um exemplo é como uma espécie de arma nuclear que no momento é usada e depois fica as consequências.
Em relação a legenda do filme o arquivo original possuía uma legenda bem ruimzinha em português que quase me fez parar de assistir o filme, mas felizmente existia uma segunda legenda traduzida pelo willy_br do Art Subs uns anos atrás, o que acabou salvando muito. Então meus agradecimentos mais uma vez pelo excelente trabalho dele.
Deixarei a trilha sonora do filme logo abaixo que é bem bonita, pena estar com uma qualidade bem ruim:
Em caso de duvidas, acesse nosso tutorial:
https://cineasianspace2.blogspot.com/p/tutorial.html
Tô querendo ver esse. Mais pela curiosidade mesmo. Recentemente eu vi o "Titanic n4z1st4". As vezes essas produções alternativas feitas por outros países podem ser interessantes.
ResponderExcluirSe um dia quiser ver algo do Godzilla, recomendo o primeiro clássico e o último japonês (Shin Godzilla), que possuem focos e mensagens além da criatura.
ResponderExcluir