Só passando para lembrar mais uma vez de se registrarem no fórum. Quando acontece alguma coisa aqui com o blog, lá é o refugio. Além de que alguns filmes que não estão aqui, foram postados lá:


terça-feira, 22 de novembro de 2022

The Tale of Zatoichi [1962]




Título Original: Zatôichi monogatari
Gênero: Drama/Aventura/Ação
Direção: Kenji Misumi
Lançamento: 1962
Duração: 96 Min
PaísJapão
IdiomaJaponês
LegendaPortuguês-BR
TraduçãoJoão "Jottha" Siqueira

Sinopse: 
Zatoichi é um samurai cego que se torna massagista de um chefe da Yakuza, que o contrata antecipando uma batalha com uma gangue rival. Zatoichi tem poucos iguais no campo de batalha ou na sala de jogos. Mas a gangue rival contrata Miki Hirate, um espadachim igualmente habilidoso por quem Zatoichi tem grande respeito. Quando a guerra de gangues começa, Zatoichi reluta em lutar contra sua contraparte. Mas Hirate, que descobriu que está com uma doença terminal, anseia por um confronto final.


..:: ELENCO ::..
Shintaro Katsu ... Zatoichi
Masayo Banri ... Otane
Ryuzo Shimada ... Chefe Shigezo de Sasagawa
Gen Mitamura ...  Hanji de Matsugishi
Shigeru Amachi ... Miki Hirate
Chitose Maki ... Yoshi
Ikuko Mori ... Oyutaka
Michiro Minami ... Tatekichi
Eijiro Yanagi ... Chefe Sukegoro de Iioka
Toshio Chiba ... Masakichi




MAIOR - SENHA: TTAOZA62MA
MENOR - SENHA: TTAOZA62ME
   
..:: COMENTÁRIOS ::..
Enquanto na China tínhamos o grande Jimmy Wang Yu fazendo o Espadachim de Um Braço Só (One Armed Swordsman), o Boxeador de um Braço Só (One Armed Boxer) e até mesmo um espadachim cego no filme Sword of Swords de 1968, no Japão tínhamos o lendário Shintaro Katsu dando vida ao Zatoichi, um homem que tornou-se massagista após ficar cego, já que era uma das únicas opções dos deficientes visuais, e consequentemente aprendeu a lutar devida a toda intimidação que sofria, daí o nome Zatoichi (Ichi o Cego). E apesar de ser o primeiro filme de uma longa série de filmes que viria a seguir, totalizando 26 filmes, de 62 a 89, incluindo uma série de quase 100 episódios de 74 a 79, que um dia pretendo traduzir, aqui já vemos muitos dos traços característicos do personagem um tanto brincalhão e sentimental.

Uma curiosidade é que apesar do Zatoichi ser muitas vezes referido como massagista, nas legendas em Inglês ou até em Português, o termo Japonês Anma seria mais correto, que era o termo usado para os praticantes, geralmente nômades, da massagem Japonesa (de origem chinesa), que era uma vocação apenas para cegos, devido a um decreto que proibia de ser aprendida por qualquer pessoa com visão. Outro detalhe é que o primeiro filme juntamente com o segundo, foram os únicos filmados em preto e branco, pois a partir do terceiro já começaria a ficar colorido, e o filme também faz parte de um gênero chamado "jidai-geki", que pode ser traduzido como "drama de época", além do "chanbara", conhecido entre nós como "filmes de samurai", portanto esse não é apenas um filme de luta/ação, mas também tem sua parte mais dramática e até um pouco de romantismo, que é uma mistura que eu sempre gosto nesses filmes mais puxados para a ação/artes marciais.

Apesar desse filme não ter sido traduzido por ele, se eu não estou enganado todos 26 filmes do Zatoichi foram traduzidos pelo "felipe.gmm" que disponibilizou as traduções no site do Legendas TV. Portanto deixo meus agradecimentos a ele pelo excelente trabalho, que aos poucos começarei a trazer para o blog.

Deixarei abaixo a trilha sonora do filme, feita pelo compositor Akira Ifukube que viria a trabalhar também em muitos outros filmes do Zatoichi. E outro detalhe que não posso deixar de mencionar é que o próprio interprete do Zatoichi, o grande Shintaro Katsu, também era um cantor que gravou alguns discos e inclusive cantava algumas das canções do Zatoichi.



..:: NOTA ::..
Legenda inclusa dentro do arquivo, caso não apareça 
selecione no seu player de vídeo nas opções de legenda.
 
Em caso de duvidas, acesse nosso tutorial:

12 comentários:

  1. Os produtores apenas esqueceram-se de trazer o Lone Wolf , "The Crimson Bat" (personagem é uma mulher cega) e Miyamoto Musashi (todos personagens de films Chanbara) para filmar juntamente com o Zatoichi, já que dos 25 filmes (produzidos entre 1962-1973) e o 26º em 1989, fizeram um filme com o One Armed Swordsman (Jimmy Wang Yu) e o Yojimbo (Toshiro Mifune).
    Outros filmes do Zatoichi:
    - Zatoichi (2003) - Takeshi Kitano
    - Ichi (2008) - Fumihiko Sori
    - Zatoichi: The Last (2010) - Junji Sakamoto.
    'Ichi' é vagamente inspirado em Zatoichi.

    Existe também 'The Blind Swordman's Revenge' (1973) também conhecido por 'Zatoichi vs Flying Guillotine', produzido em Taiwan para a audiência chinesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alex, tenho muita curiosidade de ver esse Zatoichi de Taiwan e um dia ainda quero traduzir os filmes da Crimson Bat que foram três se não me engano, inclusive foram os últimos filmes da atriz que teve carreira curta. Sobre o Lone Wolf acredito que não fizeram um filme dele junto com o Zatoichi por que o ator, que inclusive era irmão do Shintaro Katsu, apareceu no segundo filme do Zatoichi, justamente fazendo papel do irmão do personagem, então talvez por conta disso não fizeram o filme dos dois juntos, mas o One Armed Swordsman e também o Yojimbo contra o Zatoichi tem cara de serem muito bons, ainda quero assisti-los.

      Acrescentando mais uma curiosidade, existe um filme Japones que é sobre uma espadachim de um braço só, e cega de um olho, que é o Lady Sazen and the Drenched Swallow Sword de 1969 com a Michiyo Okusu. Seria uma boa também se tivessem feito um filme dos dois juntos.

      Valeu Alex, obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Da Crimson Bat, foram 4 filmes, aqui tens a lista de Chanbara: https://en.wikipedia.org/wiki/Samurai_cinema

      Tentarei conseguir o filme de Taiwan mas penso que será em DVD5.

      Valeu.


      Excluir
  2. Existe alguma lista de filmes que você tá trazendo dos requests pra saber mais ou menos como vai ser a ordem, Jun?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô lista eu não tenho não Aoki, mas tem alguns filme que pretendo trazer agora em Dezembro e nos próximos meses, que são filmes que eu já fiz o download e que já estão no PC só esperando a tradução. Mas se por acaso quiser cobrar algum pedido que você fez e que eu ainda não trouxe, pode ficar a vontade, não tem problema não.
      Os filmes são esses por enquanto: https://i.imgur.com/NQxowxM.png

      Excluir
    2. Cobrar não queria não, mas tava na expectativa de assistir "O Funeral" esse ano ainda. Da lista que mandou tava querendo ver Noroi também! E tem umas coisas que parecem interessante na lista, vou ficar de olho. Obrigado!

      Excluir
    3. Salve Aoki, o Noroi já trouxe, agora o Funeral até o final do ano to trazendo pá nois.

      Valeu Aoki.

      Excluir
  3. Esperando ansioso pelos demais filmes da série. Adoro seu blog, obrigado por todo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar trazer uns 4 ou 3 por mês que ai logo logo a gente completa a coleção.

      Obrigado pela força ( ͡ᵔ ͜ʖ ͡ᵔ)

      Excluir
  4. Grande Inominável Ser, também gosto muito, se você não viu ainda indico uma trilogia muito boa pra você que é a trilogia do diretor Yoji Yamada, que já está com 91 anos mas continua trabalhando. Os filmes da trilogia são: The Twilight Samurai de 2002, The Hidden Blade de 2004 e o Love and Honor de 2006, que inclusive esse último é sobre um samurai cego.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  5. Brigadão, hombre. Só tinha assistido a um dos Zatoichi dos anos 2000 (acho que o dirigido pelo Kitano) e sempre tive curiosidade de ver um dos antigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Márcio, obrigado pelo comentário.
      Eu era igual você, só tinha visto o primeiro filme do Zatoichi e também esse do Takeshi Kitano que eu gostei também, foi só esse ano em Novembro que comecei a assistir os outros.

      Valeu.

      Excluir