Título Original: Shatranj-e baad
Gênero: Drama/Mistério/Suspense
Direção: Mohammad Reza Aslani
Lançamento: 1976
Duração: 99 Min
País: Irã
Idioma: Persa
Legenda: Português-BR
Tradução: Carina Bueno
Sinopse:
Após a morte de uma rica matriarca, as tensões sobre sua herança aumentam entre seu amargurado marido e sua filha deficiente. Uma mistura inebriante de ganância, assassinato e paranoia fervem enquanto o cenário da luxuosa mansão lentamente se transforma em uma casa de horrores.
..:: ELENCO ::..
Mohamad Ali Keshavarz ... Haji Amou
Fakhri Khorvash ... Lady Aghdas
Shohreh Aghdashlou ... Kanizak, empregada
Akbar Zanjanpour ... Ramazan
Shahram Golchin ... Shaban
Hamid Ta’ati ... Comissario
Aghajan Rafii ... Médico
Anik Shefrazian
MAIOR - SENHA: CHEOTW76MA
MENOR - SENHA: CHEOTW76ME
..:: COMENTÁRIOS ::..
Esse é um filme do Irã que assisti há alguns dias atrás, que além de ter sido o primeiro que eu vi do país, também é o primeiro que estou trazendo para o blog, apesar de já termos alguns pedidos na lista, e é um filme belíssimo que além de mostrar muito da cultura deles, desde a comida, danças, costumes e o lado religioso, tem também uma historia muito interessante, não só do enredo em si, mas sobre o filme, pois ele foi exibido apenas uma vez antes da revolução de 1979 no Irã, que viria a ser banido pelo novo regime, e por conta disso o filme foi dado como perdido, apesar de pelo que eu li, ter existido alguns cópias ruins do filme em VHS. Então portanto foi só em 2020, 40 anos depois do seu lançamento, que ele foi descoberto e lançado em vários países, onde foi bem recebido. Na verdade de acordo com a Wikipédia os negativos originais do filme estavam perdidos, e só em 2014 foi que eles foram redescobertos pelos filhos do diretor em uma loja de sucata, então a partir daí houve toda uma restauração, onde foi finalmente lançado em 2020. Inclusive ele foi o primeiro longa-metragem do diretor.
O filme já possuía legendas em Português, que foram traduzidas pela Carina Bueno, porém acabei dando uma ajeitada na sincronia da legenda já que estava muito atrasada.
Para aqueles que nunca assistiram nada do Irã, como eu, esse é um bom pontapé inicial.
..:: NOTA ::..
Legenda inclusa dentro do arquivo, caso não apareça
selecione no seu player de vídeo nas opções de legenda.
Em caso de duvidas, acesse nosso tutorial:
Cara que interessante, esses filmes perdidos no tempo com algo por trás são grande relíquias, imagina só um filme no meio de uma loja sucata correndo risco de ser perdido no tempo ou descoberto a qualquer momento, deve ter um montão nessa situação da era dos VHS espalhado pelo continente.
ResponderExcluirSalve Felipe, obrigado por comentar. Eu também acho bem interessante essas histórias dos filmes sendo achados depois de serem considerados perdidos, tem até uma outra historia de um filme de Taiwan dos anos 80 chamado Sword of Justice que eu até tenho uma copia dele aqui, pode ver pelo youtube que ele ta até meio desbotado:
Excluirhttps://hkmdb.com/db/movies/view.mhtml?id=15960&display_set=eng
https://www.youtube.com/watch?v=fk2wuNxmWrs
E a historia dele é que um Italiano encontrou os negativos dele em um cinema la na cidade dele, que se não me engano foi em roma, inclusive eu conheço ele pela net. Dai depois dele ter encontrado ele fez uma vaquinha com diversos colecionadores ao redor do mundo e conseguiu recuperar o filme, teve até um Brasileiro nessa vaquinha, que foi através dele que consegui a cópia que hoje já da pra gente achar no próprio Youtube.
Valeu Felipe.
Bem interessante valeu pela dica Shinji, muito legal saber dessas curiosidade já vou até conferir e obrigado pelos filminho seu blog é fera demais viu, quando um filme termina e aparece os crédito a primeira coisa que penso é a gratidão pelo seu empenho de trazer tanta coisas boa pra gente com legendas de qualidade, muito obrigado.
ResponderExcluirValeu Shinji e tenha um feliz Natal.
shinji ! conitnue investido em varios paises da asia não apenas o japão e a coreia do sul !
ResponderExcluirOpa pode deixar que esse ano pretendo começar a trazer outros países também
Excluir